domingo, 3 de junho de 2007

17 Peças para Guitarra

Apesar de não ser hábito meu utilizar este espaço para falar do meu trabalho...

(mais informação aqui)
17 Peças para Guitarra (Partitura e CD - Dezembro 2006)

As “17 Peças para Guitarra” são peças compostas em função das dificuldades dos jovens guitarristas, estando a maior parte delas naquilo a que se pode chamar de posições mais naturais – mi, lá e ré –, mas repletas de pequenas surpresas, como as alternâncias permanentes de dinâmica, um acorde dissonante num contexto inesperado ou uma métrica desfasada num compasso simples. Foram escritas em apenas alguns dias no ano de 1997, na sequência de um desafio lançado pelo Professor José Pina, o qual me despertou para uma área especialmente deficitária como é a da música portuguesa para a infância. Nesse sentido, é de destacar, e louvar, o papel do Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho, e em particular da Doutora Elisa Lessa, pelo empenho e coragem em preencher esta lacuna através do projecto Música para a infância: inventariação e estudo do repertório musical português.
Por fim, os meus agradecimentos ao Rui Gama pela ajuda na revisão técnica destas peças, bem como pela sua disponibilidade em gravá-las e à Cláudia Nelson, que esteve na origem de todo este processo ao retirar este manual de guitarra “da minha gaveta”.

7 comentários:

  1. Uma bela iniciativa! :)
    Venham mais!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado!
    Não é comum neste país investir-se o que quer que seja na edição de obras de compositores, muito menos nos novos, mas esta iníciativa da Dra. Elisa Lessa é de louvar! Ela tem feito um trabalho muito significativo neste área.
    Confesso que hesitei muito em colocar este post, uma vez que este blog não tem por função publicitar o meu trabalho. Mas o mercado é tão pequeno, obras portuguesas publicadas é, normalmente caso raro, portanto lá tomei coragem e coloquei o post.

    ResponderEliminar
  3. e não tens de pedir desculpa por isso...era o que mais faltava! E, sem dúvida, a Prof. Elisa Lessa está a fazer algo que poucos querem ver; e luta pela música e pelos músicos portugueses como poucos!

    ResponderEliminar
  4. Ora biba!, fico contente por algo ter saído da gaveta do PB. Ainda por cima, sendo o contributo singular.
    Cheira-me que dessa gaveta há-de haver mais coisas com vontade de sair...

    ResponderEliminar
  5. Olá caro Luís Aquino!
    Como eu costumo dizer aos meus alunos e ex-alunos quando me perguntam porque é que eu não tenho, com mais frequência, obras apresentadas e/ou publicadas, tenho muita coisa na "gaveta", mas como nunca pertenci a nenhuma "instituição composicional" organizada, muita coisa acaba por lá ficar (na gaveta) a ganhar bolor...
    É o que se pode arranjar e, sinceramente, nunca foi coisa que me preocupasse muito esse tipo de promoção do meu trabalho. Já fico muito contente com os resultados obtidos pelos meus alunos e ex-alunos, claro!

    ResponderEliminar
  6. Ainda há esperança! Muitos parabéns! Estou orgulhosa do meu mestre!

    ResponderEliminar
  7. Ai, ai! AS, sei bem quem és! ;-)
    Em matéria de orgulho quem pode falar sou eu por ter tido alunos de tamanha qualidade...

    ResponderEliminar