sábado, 7 de julho de 2012

de conhecimento obrigatório (19)

Ainda a propósito de bananas...
mas não tendo rigorosamente nada a ver com a falta de personalidade associada ao bananisno, aqui vai!
Tenho este disco na sua versão original em vinil... qualquer dia faço-lhe um seguro! Do meu ano, 1967, no tempo dos totós dos Beatles, os Velvet Underground estavam no sub-mundo a gravar álbuns desta natureza com produção de Andy Warhol.


1. Sunday Morning (Reed, Cale) – 2:54
The Velvet Underground & Nico
When the Velvets recorded this debut, they were best known as the protégés of Andy Warhol (who designed the sleeve), and as a grating, combustive live band. Fueled by drummer Moe Tucker's no-nonsense wham and John Cale's howling viola, some of the straight-up rock & roll and arty noise extravaganzas here bear that out. But before Lou Reed was singing about sadomasochism and drug deals and writing lyrics inspired by his favorite poets, he was a pop songwriter, and this album has some of his prettiest tunes, mostly sung by Nico, the German dark angel who left the band after this disc. Even the sordid rockers are underscored by graceful pop tricks, like the two-chord flutter at the center of the classic "Heroin." - Douglas Wolk.

Side one
  1. "Sunday Morning" (Reed, Cale) – 2:54
  2. "I'm Waiting for the Man" – 4:39
  3. "Femme Fatale" – 2:38
  4. "Venus in Furs" – 5:12
  5. "Run Run Run" – 4:22
  6. "All Tomorrow's Parties" – 6:00
Side two
  1. "Heroin" – 7:12
  2. "There She Goes Again" – 2:41
  3. "I'll Be Your Mirror" – 2:14
  4. "The Black Angel's Death Song" (Reed, Cale) – 3:11
  5. "European Son" (Reed, Cale, MorrisonTucker) – 7:46

2 comentários:

  1. Muito bom. Acho que vou mostrar isto ao meu filho. Embora tenha de lhe esconder a parte "totós" dos Beatles" de que ambos somos fãs incondicionais. Talvez sejamos também totós :-)

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  2. A referência aos Beatles como totós não quer dizer que não goste. Só que pergunto quem conhecia os Velvet na época dos Beatles? Ou até quem conhece os Velvet hoje? Até os Roling Stones eram arrojados ao pé dos meninos bonitos de Liverpool! Estes, não, estavam nas caves americanas cheias de fumo e drogas a fazer esta música que também ficou para a história, é outro mundo, ou sub-mundo, como disse no post. Obrigado pelo regresso Fernando aos comentários, abraço!

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