sábado, 30 de junho de 2007

Mozart e interpretação

Para quem não conhece, para quem não lhe interessa conhecer e para os que estão acima deste tipo de coisas, aqui vai a interpretação que mais gosto das Sonatas de Mozart - a nº 13, também a que mais gosto - na magistral versão de Maria João Pires, na etiqueta Denon, gravadas em Tokyo, Lino Hall, em Fevereiro de 1974.
W. A. Mozart, Sonata para piano nº 13 em Si b maior, KV 333, Allegro, Andante cantabile e Allegretto grazioso - Piano, Maria João Pires, 1974

5 comentários:

  1. Olá
    Gostamos muito de escutar aquele senhor (mal disposto)que toca piano chamado Keith Jarrett, temos por aqui a sua leitura de uns concertos para piano de Mozart que adoramos, qual a vossa opinião sobre essas interpretações caso conheçam, estão editadas na ECM New Series?
    Um Abraço Cinéfilo

    (PS-Finalmente eliminámos o virus que nos impedia de colocar imagens do YouTube, começamos por "A Chuva" do Joris Ivens)
    Paula e Rui Lima

    ResponderEliminar
  2. Também tenho esses concertos de Mozart por Keith Jarrett, assim como os preludios e fugas de Shostakovich, as variações goldberg, o cravo bem temperado, tudo pelo mesmo senhor! Valem a pena as interpretações, sem dúvida, umas mais do que outras, mas todas elas revelam o grande pianista. Costumo dizer que Keith Jarrett é o melhor pianista da actualidade! É claro que me refiro essencialmente à sua produção Jazz a solo e em trio. Nada disto significa, é claro, que as suas interpretações de música clássica não estejam ao mesmo nível das de Jazz. Não! Só que ao nível dos pianistas (exclusivamente) clássicos há muita, e boa, concorrência.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Estimado Paulo
    Dou mais importância ao que sinto do que ao que sei (que será sempre muito pouco) no à música diz respeito e peço para se entender nesse contexto: é com Mozart e Schubert que Maria João Pires mais e meljor revela o seu génio e sensibilidade.
    Obrigado pela audição.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Mozart e Schubert, sem dúvida, de acordo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Beethoven, que MJP vem abordando nos anos mais recentes, é também um compositor que ela interpreta extraordinariamente. Os dois concertos nos 'Dias da Música' foram bem disso exemplo. Mas há menos gravações por isso é natural que seja menos conhecida neste repertório.

    ResponderEliminar