sábado, 28 de julho de 2007

Dinu Lipatti

Mas o que une as pessoas que gostam mesmo de música é a capacidade de estarem abertas a surpeenderem-se a qualquer momento!
Assim disse Carlos A. A., com toda a razão, num comentário a um post que aqui coloquei - "Chopin e interpretação". Pois bem, o César Viana e o próprio Carlos A. A. aguçaram-me o apetite para ouvir as valsas de Chopin por Dinu Lipatti. E não é que a minha amiga Nívea Samovar, a propósito do tal post, me oferece um cd com as ditas cujas! Ouvi, e fiquei abismado, debaixo de um som "antigo" encontrei a clareza, a elegância e o equilíbrio de uma interpretação magistral.
Para ouvir deixo aqui a Valsa n°6 en ré b maior op.64 por Dinu Lipatti.
Obrigado César, Carlos e, claro, Nívea!

5 comentários:

  1. Ah, pois, Paulo, Dinu Lipatti como lembrou o Céasr Viana! É fabuloso!

    A música é extraordinária! Tenho sincera pena de quem não tem a sorte de ser sensível.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Lipatti é divinal. Um verdadeiro génio da sensibilidade e como, infelizmente, é comum, morreu cedo, tendo por isso, gravado pouco.
    Recomendo vivamente o CD dele com prelúdios-corais, a 1ª partita , a maravilhosa Siciliana (tudo de Bach, naturalmente), 2 Sonatas de Scarlatti , uma fenomenal sonata em lá menor de Mozart e 2 improvisos de Schubert. No conjunto, um dos melhores discos que já ouvi. Para ouvir 1 prelúdio-coral e a Siciliana pode recorrer à secção de podcasts deste blogue: pianocrs.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Caro pianoman,
    obrigado pelas suas sugestões, vou ver e ouvir tudo.

    ResponderEliminar
  4. Eheh!

    Então só agora dou conta disto?!
    É certo que nunca mais te vi mas ao telefone nem chegámos a este tema... Então gostaste. Maravilha. Porque eu, nos últimos tempos, não tenho a sorte de ser sensível a essas coisas ;-)))
    Mas bom, gosto imenso de aprender nesta tertúlia e já agora ficas a saber que encontrei o cd num salão de chá aqui da terra chamado "Le Samovar"!

    Beijinhos para todos ***

    ResponderEliminar
  5. Olá Nívea!
    Andas muito distraída...
    mas gostei muito do disco, obrigado.

    ResponderEliminar