sábado, 16 de fevereiro de 2008

Esvaziar a expressão

A nossa sociedade autoriza tudo o que não a incomoda. Se isto já não é plenamente verdade nos nossos dias, e se estamos em crise, é porque o interesse imediato dos que estão no poder se encontra em contradição com os valores que fundamentam este mesmo poder. É-lhes necessário, por exemplo, incentivar o consumo que os enriquece, em detrimento da moral que os legitima. Pela primeira vez, o poder fundamenta-se na confusão e não na ordem. (…)
O objectivo da antiga censura consistia em tornar o adversário inofensivo, privando-o dos seus meios de expressão; a nova - que denominei sensura - esvazia a expressão para a tornar inofensiva, método mais radical e menos visível.

Bernard Noel, O Castelo da Ceia

8 comentários:

  1. Exactamente! Muito bem dito ! Veja-se que hoje discutir conceitos, filosofia, ideais é quase considerado lunático, perigoso, irrelevante. Veja-se que os poucos políticos que o fazem de TODOS os quadrantes são relegados para funções decorativas porque põem em causa o fundamental ...

    ResponderEliminar
  2. É verdade Caro Fernando...
    Não sei se o melhor não será fugir deste país!

    ResponderEliminar
  3. Este problema não é infelizmente exclusivo nosso. Diria que é uma crise de quase toda a sociedade ocidental, pelo menos nos países que conheço melhor as coisas não são substancialmente diferentes.

    ResponderEliminar
  4. Tão pouco visível, que temos toda uma sociedade (que se afirma crítica) cegamente obediente. Diz que não, mas...

    ResponderEliminar
  5. Tretas. Estão demasiado ocupados a martirizarem o país e a contestar tudo. De uma vez por todas, ocupem a fazer alguma coisa de que realmente gostam, porque se continuarem nesta lamechice nunca sairão deste sítio.

    ResponderEliminar
  6. Como sempre a douta sapiência e os conselhos de cátedra chegam servidos por um cómodo anonimato. Para sua informação, caro anónimo eu faço o que gosto e como gosto. Para sua informação contesto quando acho que tenho de contestar e aplaudo quando acho que é de aplaudir. A liberdade e a democracia deram-me esse direito e esse dever. Por fim quanto à lamechice não sei onde a vê mas certamente será porque me falta a clarividência das suas augustas certezas. Fique bem, caro anónimo, com todas elas.

    ResponderEliminar
  7. Excelente resposta caro Fernando!
    Gostei, o sr/a anónimo/a que enfie a viola no saco!

    ResponderEliminar
  8. Este senhor anónimo quase que diz: "ocupem-se e deixem-nos trabalhar"...

    Não percebe que é, de facto, por nos interessarmos por este país que nos martiriza o caminho por onde está a ser levado.

    sonia a.

    ResponderEliminar