Os programas e metodologias das disciplinas de música, como muito bem notaram os autores do famoso Relatório, estão caducos, cheiram a pó e a mofo:
"O currículo das escolas do ensino especializado da Música e os seus programas estão desactualizados sendo, nalguns casos, considerados obsoletos. De facto, pelo menos alguns dos programas existentes e em vigor são de 1930 (!) estando obviamente inadequados à realidade sob muitos (todos?) pontos de vista (e.g., pedagógico, didáctico, artístico, formação musical)."
Tomemos como exemplo a disciplina de Formação Musical:
"Constatou-se também que os conteúdos de certos programas, como o de Formação Musical, estarão mais apropriados para uma abordagem à alfabetização musical do que a uma abordagem à cultura musical, como parece ser recomendável actualmente."
Isto é inconcebível, sinal de um atraso quase irremediável!
O que nos vale, é que o ministério está atento...
"O currículo das escolas do ensino especializado da Música e os seus programas estão desactualizados sendo, nalguns casos, considerados obsoletos. De facto, pelo menos alguns dos programas existentes e em vigor são de 1930 (!) estando obviamente inadequados à realidade sob muitos (todos?) pontos de vista (e.g., pedagógico, didáctico, artístico, formação musical)."
Tomemos como exemplo a disciplina de Formação Musical:
"Constatou-se também que os conteúdos de certos programas, como o de Formação Musical, estarão mais apropriados para uma abordagem à alfabetização musical do que a uma abordagem à cultura musical, como parece ser recomendável actualmente."
Isto é inconcebível, sinal de um atraso quase irremediável!
O que nos vale, é que o ministério está atento...
Eu não digo que são obsoletos... Tenho ou não razão?
ResponderEliminarConfesso que o meu cérebro paralisa e
deixa de conseguir receber a informação nele contida. Portanto para já, sobre este assunto só ironias ...