quinta-feira, 21 de junho de 2007

Aprender Compensa

Por entre a Dica da Semana, o “A pensar em si” do Minipreço e o “Eu é que não sou parvo” da Media Markt, encontrei na minha caixa de correio um panfleto pomposamente intitulado “Novas Oportunidades – Aprender Compensa*”! Trata-se de um papelito assinado pela União Europeia, Prodep, Ministério do Trabalho e Solidariedade Social e, claro, Ministério da Educação. Depois de ler com atenção o dito papelito, onde se pode encontrar sem dificuldade um curso de futuro para os nossos filhos, verifiquei que as profissões sugeridas pelas entidades acima referidas são, com muitas variantes, os Técnicos, 118 ao todo, Assistentes (3), Intérpretes (2), Acompanhante! (1), Programador (1), Modelista (1), Contramestre (1) Topógrafo (1), Actor (1) e, por fim, Instrumentista (1)! Segundo o panfleto ou papelito, como quiserem, tudo isto se pode adquirir em escolas e centros de formação. Penso que alguns destes cursos, que dão acesso imediato ao mercado de trabalho, podem mesmo ser dados no modelo “aula à distância”, por telefone, por carta e até por sms (simplex, né?). Não precisamos pois mais de nos preocupar com o futuro dos nossos filhos uma vez que o Ministério da Educação está atento, já fez este papelito (ou panfleto) e isso, por si só, pode deixar toda a gente mais descansada. Um reparo apenas na distribuição das áreas profissionais, porque diferenciar aqueles pobres coitados que vão seguir profissões estranhas tipo Instrumentista, Actor, Topógrafo, Contramestre, Modelista, Programador, Acompanhante, Intérprete e Assistente? Não era mais fácil chamar a tudo Técnicos, 130 TÉCNICOS? Técnico do programa, Técnico do instrumento, Técnico Acompanhante, e por aí adiante...
Porquê 118 e não 130 TÉCNICOS?

* Não aprender também compensa não é mesmo? Que o digam os mais altos representantes do nosso estado...
(Cuidado, que eles andam aí a perseguir os bandidos da blogosfera)

10 comentários:

  1. Ainda bem que não os misturou e até que enfim que se promovem esses técnicos! O problema de Portugal continua a ser a falta de técnicos! Toda a gente tem de ser doutor senão fica mal.
    São 20 a 30 por cento os jovens que aqui seguem estudos superiores. A maioria, como é lógico e necessário na sociedade, segue estudos profissionalizantes e é técnico de alguma coisa!
    Espero que o ME não se fique pelo papelinho que tu menosprezas e tenha uma acção consequente. Só quando nas escolas tivermos alunos com orgulho em dizer que querem ser cabeleireiros ou padeiros e para isso vão fazer uma formação é que o país vai para a frente. Lógico que o instrumentista está fora desse grupo. Para que é que misturas as coisas, só por raiva do programa errado que pretendem fazer ao ensino artístico? este está certo!
    Também é melhor começares a aceitar que a tua filha, não porque não tenha potencialidades mas por opção, venha a querer ser técnica de alguma coisa, um dia!

    ResponderEliminar
  2. Eu, por acaso não tive a felicidade de receber esse tal papelito. Como não tenho filhos, o que me preocupa é mesmo o meu futuro... podes dar-me pormenores acerca dessa tal actividade de "acompanhante"? Parece-me, sinceramente, ser a que tem mais futuro.
    Um abraço
    Cláudia Nelson

    ResponderEliminar
  3. Acho que não percebeste o que quis passar com este post...
    Não tenho nada contra os Técnicos, pelo contrário. Só quis brincar um pouco com o conteúdo do panfleto, sendo este, quanto a mim, publicidade enganosa, daquela de tapar os olhos das pessoas! Desde quando é que para os jovens há emprego digno em Portugal, pago justamente, reconhecimento das suas qualidades profissionais, trabalho com vínculo não precário?
    Quanto à questão do instrumentista nem sequer destaquei a coisa no post, não interessa. De qualquer forma sabes muito bem que um instrumentista para arranjar um “trabalhinho” precário (é o que há) tem, no mínimo, que estudar uns 13 anos! Portanto, este panfleto é um nojo, disfarçado de coisa boa e moderna.
    Quanto à minha filha, enfim, ela será o que quiser.

    ResponderEliminar
  4. Hehe...
    Boa, Cláudia!
    Foi uma bricadeira (com omissão propositada) minha. A dita actividade é Acompanhante de Turismo Equestre!!! Deve ser levar o pessoal a passear a cavalo...
    A Actividade de Acompanhante simples acho que ainda não necessita de formação.
    ;-)

    ResponderEliminar
  5. Deve ter sido já a pensar nestas novas oportunidades que o ministério fez um exame nacional de português em que as questões de interpretação se resumiam a "transcreve do texto" isto, "transcreve do texto" aquilo...

    Nívea, eu concordo contigo. Este país tem uma concentração sufocante de doutores por metro quadrado!! É preciso haver gente que saiba o que anda a fazer.

    ResponderEliminar
  6. "as profissões sugeridas pelas entidades acima referidas são, com muitas variantes, os Técnicos, 118 ao todo, Assistentes (3), Intérpretes (2), Acompanhante! (1), Programador (1), Modelista (1), Contramestre (1) Topógrafo (1), Actor (1) e, por fim, Instrumentista (1)" - Ainda bem que se pode tirar o curso de Instrumentista por correspondência!

    (poupava-me tantas chatices poder fazer algo do género...)

    ResponderEliminar
  7. Não sei se é publicidade enganosa. Espero que não!
    Pois percebi o que quiseste dizer mas aí está uma coisa que era bom que se ajudasse a criar em vez de deitar abaixo. Tu também já sabes que eu agora só escrevo contra o "deitar abaixo" :-)))))))
    E também já sabes que eu não acredito que esse país não tenha ponta por onde se lhe pegue e que não haja iniciativa de jeito que vá avante.
    Precária está a ficar toda a gente por essa europa fora. Não é exclusivo de Portugal.
    Mas afinal, não elegeram esse governo?? Por maioria absoluta???? Querem lá o PSD outra vez? Vai fazer melhor?
    Cá pra mim a culpa é da MASSA humana, mesmo. Não haverá governo que resista a um país de sonstros acomodados.
    Tenho aqui uns conhecimentos portugueses que trabalham no duro que costumam dizer que os portugueses fora do país trabalham, quando chegam a portugal querem ser patrões...
    Eu acho que mais valia uma ditadurazita à maneira, Portugal saía da europa e juntava-se aos países do terceiro mundo, no fundo, no fundo, a cauda é tão estratégica que mais vale a turquia entrar e portugal sair...

    ResponderEliminar
  8. "Eu acho que mais valia uma ditadurazita à maneira,..." Ui!... Eu sei que como estamos, estamos mal, mas não suspiremos pelo terror de outros tempos! Para mau, já basta assim. Não queiramos pior! Já estou como o outro bloguista AI JESUS!

    ResponderEliminar
  9. :-)))

    Tem razão. Pra pior já basta assim...
    Saiu-me mas em jeito de fúria por estar longe e me custar o sofrimento dos outros. Mas fui ver o seu blog, ap, e afinal ele há gente que faz coisas boas e com prazer! Bendita seja!

    ResponderEliminar
  10. Nívea: não me parece que o Paulo esteja contra esta iniciativa, acho que nínguém de bom senso está! Mas acho que ele ficou furioso com o facto de, mais uma vez (já estamos habituados) se misturarem alhos com bugalhos no que à música diz respeito. Então parece-te que alguém se torna músico profissional em 3 anos? É que nas condições de acesso só diz que é preciso ter o 9º ano e 15 anos de idade, não que se tenha o 5º grau de um instrumento, nem sequer quaisquer conhecimentos musicais! É realmente o desconhecimento absoluto do que é ser músico!

    ResponderEliminar