Escrevi o ciclo de canções “Cinco Indícios de ouro” para soprano e guitarra no início de 2012. Ao escolher cinco dos últimos poemas de Mário Sá-Carneiro, escritos entre 1913 e 1915, fiz aquilo que me parecia mais inspirador na recriação da atmosfera inebriante, intimista e dramática do poeta que mais li enquanto muito jovem. O caderno de poesia “Indícios de ouro” do poeta serviu-me o propósito de uma nova leitura (cerca de 30 anos depois) e, em 2012, de uma escolha para a sua transfiguração em música. Foi o que tentei fazer ao “pegar” em cinco dos poemas deste requintado caderno de Mário Sá-Carneiro, respectivamente e por este ordem, “Vislumbre”, “Anto”, “Canção de declínio nº 1”, “Canção de declínio nº 7” e “Campainhada”. A seleção apresentada foi escolhida pelas suas palavras transbordantes de interioridade emocional, pelo conflito expresso nestes poemas de carácter aforístico, e finalmente, pela força e hiperbolização extasiante do seu som.
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