segunda-feira, 28 de maio de 2007

Novo ensino especializado da música (9)

Como já devem ter reparado os leitores deste blog coloquei aqui ao lado um espaço denominado Tónica Dominante (1) onde reponho alguns textos, citações na maior parte das vezes, da primeira versão do Tónica Dominante. Desta vez julgo ser oportuno referir que a citação de Richard Wagner escolhida é dedicada à equipa dos “sábios” artífices que elaboraram o famoso relatório do ensino artístico. Sendo assim, uma vez que os textos aí publicados [Tónica Dominante (1)] são rotativos e porque toda a dedicatória deve ser sublinhada e de merecido mérito, deixo aqui de novo as palavras de Richard Wagner.

“UTOPIA! UTOPIA!” Já oiço gritar os nossos sábios e os que tratam de adocicar a barbárie do Estado e da arte contemporâneos, ou seja, as pessoas ditas práticas, que no exercício da sua prática quotidiana se entregam continuamente à mentira e à violência ou, no melhor dos casos, quando lhes resta alguma honestidade, à ignorância.
Richard Wagner, A Arte e a Revolução, 1849

3 comentários:

  1. Pimba, caro Paulo Bastos, muito apropriada citação.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. É! Está mesmo boa. É que nem luva... como já tinha publicado esta citação, lembrei-me, e a ligação era tão óbvia! Mas tenho sempre algumas deste tipo na manga. Hehe!!!

    ResponderEliminar