domingo, 5 de junho de 2005

AA e BB

ABA
BAB
ABBA
BAAB
ABBBA
BAAAB
ABBBBA
BAAAAB
ABBBBBA
BAAAAAB

Umberto Eco, Obra aberta, 1962
3 Comments:
At Segunda-feira, 06 Junho, 2005, paulo mesquita said...
Nunca imaginei que o Umberto fosse tão reputado em formas. Será que à laia do Gould ( e por que não também o Gulda - com a sua grande fuga)nos quer ensinar a escrever quiçá uma fuga?? Será que a contante repetição gradatuiva/aumentativa da frase/tema/motivo central tem que ver ou será directamente proporcional à amplitude do ECO ou, ainda, um uso excessivo, puro e simples, da repetição. Será que estamos perante um novo caminho aberto à composição? Porventura terá algo que ver com o caso de Schostakovich, cujas letras DSCH representam as notas base do tema de um andamento do quarteto no 8, que mais não são do que as iniciais do seu nome Dimitri Schjostakovich( D. SCH.)? Sendo A (lá) e B (si ou b flat)e nos ativéssemos só às duas notas Lá e Si, poderíamos inferir alguma fixação pelos filmes da Lassie, mas não me perece que seja este o caso.O reverse está fora de questão. Com Umberto, nada.
E com Eco muito menos.
Dou a palavra aos músicos.

At Segunda-feira, 06 Junho, 2005, pb said...
Hehe!
Grande devaneio!
Antes de mais a palavra já vem dos músicos, ou mudaste de área? De qualquer forma Umberto Eco com aquelas letritas refere-se aquilo a que chama de Unidades semânticas e sequências significantes no Éden – estruturação em 6 eixos fundamentada na oposição Sim vs Não: tipo ABA = comível, BAB = não comível; ABBA = bem, BAAB = mal, ABBBA = serpente, BAAAB = maçã, etc.

At Segunda-feira, 06 Junho, 2005, paulo mesquita said...
Nesse sentido, só me apetece dissecar essa fórmula, mas no sentido «não comível», ao estilo do efeito multiplicador, mas com uma pequena “nuance” gondolante do tipo “nuages gris”( terminologia subliminar lisztiana do fim da vida):

BAAAAAAAHHHHHHHHHHHHH - é assim que eu qualifico a variação ABBA, que redundou naquele grupo, que aproveito para dizer que nunca suportei, com calças à boca de sino ( ou o sino à boca das calcas, escolham o mais azado) numa unidade semântica, não do Éden mas do HADES. Cada vez mais estou convencido, sobretudo depois dessa data de subterfúgios inerentes à arte contemporânea (onde tudo pode ser justificável, tendo em conta o limite - se é que o há !!!! - da argumentação substantiva da mesma), até mesmo a dita arte contemporânea com laivos de fraude, com a tese da Lassie, pois se A é lá e se B é si e o H é mudo temos a cadelinha lassie. No caso em apreço (BAH) quedemo-nos pela SI LÁ (sendo o H mudo), vulgo SILA. Será que estamos perante uma beleza imortal desaparecida, ao estilo de Beethoven?? Será um lapsus carnis encaputado?? Volto a dar a palavra às músicas e aos músicos ou à música Lato sensu. Fica para a próxima uma questão atinente à legitimidade/aceitação de alguns tipos de Arte do nosso tempo, numa óptica de construção/ desconstrução - acho que isto vai ter a sua piada e muito interesse. Revolto a dar a palavra aos músicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário